sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MODELO DE WEBQUEST

Posted by Julio Neto On sexta-feira, janeiro 15, 2010 No comments

ESSA É UMA TAREFA MUITO INTERESSANTE PARA O TRABALHO DOCENTE NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. É APENAS UM MODELO, DESENVOLVA A SUA, É MUITO INTRIGANTE.
Obs. Ao apresentar à turma, leve-o no PowerPoint ou similar.

Autor: Julio Neto Alves Araujo

INTRODUÇÃO:

O século XIX foi marcado por grandes transformações sociais e constitui-se num marco para os movimentos operários e a organização dos trabalhadores até os dias atuais. O Dia do Trabalhador, por exemplo, é um eco das centenas de trabalhadores mortos em decorrência da luta por melhores condições de trabalho e vida.
Assim, nosso papel aqui será investigar e compreender o contexto histórico dos movimentos trabalhistas no século XIX, tentando identificar os seus efeitos para o mundo contemporâneo.

TAREFA:

Você é um repórter recém empregado em uma antiga tipografia da inglaterra, mas que comunga com o pensamento marxista. Logo de cara, recebe de seu editor, um burguês clássico, a tarefa de descobrir os locais onde ocorrerão os próximos movimentos operários para que ele possa comunicar às autoridades previamente. Assim, ele terá notícia quando a polícia conseguir se antecipar aos manifestantes e, ao mesmo tempo, estará desarticulando os movimentos que buscam derrubar a burguesia.
Sabendo que você não quer ceder aos ideais liberais, mas precisa manter o seu emprego, você precisa construir argumentos que lhe permita coabitar com o seu editor sem necessariamente abandonar a sua luta em favor do socialismo e sem permitir que ele perceba a sua posição quanto ao assunto. Esses argumentos devem ser fomentados a partir das seguintes ações:
• Analise a síntese do pensamento de Adam Smith e de outros pensadores liberais e busque conhecer em detalhes os ideais burgueses.
• Sendo um adepto ao sonho de uma sociedade comunista, você certamente é um conhecedor desse sistema, mas mesmo assim, procure aprofundar-se nos conhecimentos teóricos que embasam o socialismo.
• Analise a postura de burgueses que também aderiram ao movimento operário.
• Mostre a importância desses burgueses e de alguns intelectuais para o movimento trabalhista.
• Explique a chamada Primavera dos Povos e a Comuna de Paris destacando os seus efeitos para o mundo contemporâneo.
• Entenda a origem do Dia Internacional do Trabalhador.
• Selecione trechos do filme “Os miseráveis” em que se possa verificar de forma clara o contexto histórico do trabalhador durante o século XIX.

PROCESSO:

1ª etapa:

Para começar, assista ao filme “Os miseráveis” (Direção de Billie August. Estados Unidos, 1998, 131 minutos) e selecione trechos do filme que nos permita vislumbrar a situação de miséria a que era submetida a maior parte da população européia no decorrer do século XIX.

2ª etapa:

No site http://www.carlosc.hpg.ig.com.br/Liberalismo_Burgues.htm busque compreender as principais características e o contexto histórico dos movimentos operários.

3ª etapa:

Identifique a relação entre os movimentos trabalhistas e a construção e difusão das idéias socialistas. Para essa tarefa você deve acessar o seguinte site: http://variasvariaveis.sites.uol.com.br/mov.html

4ª etapa:

Acesse as seguintes páginas da web:
http://www.angloararaquara.com.br/araraquara/docs_secretaria/Hist%C3%B3ria%20-%20As_Doutrinas_Sociais_do_S%C3%A9culo_XIX.doc
que apresenta de forma resumida as principais doutrinas sociais do século XIX; e http://www.cobra.pages.nom.br/fmp-smith.html que apresenta de forma sucinta, mas esclarecedora, a vida e o pensamento de Adam Smith.

5ª etapa:

Para finalizar essa análise teórica, procure entender a origem do Dia Internacional do Trabalhador. Para essa atividade, visite o site abaixo.
http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm

6ª etapa:

Como os líderes do movimento operário passaram a desconfiar da sua postura diante das organizações comunistas, você precisa escrever uma carta descrevendo a sua situação e explicando que você ainda é um “prosélito” do socialismo. Para isso, sua carta precisa ter riqueza em detalhes. Assim, descreva toda a sua experiência durante o período em que você precisou dividir-se entre os movimentos e o trabalho. Em seguida, elabore um texto jornalístico que deve descrever o movimento socialista de forma aparentemente imparcial, mas que elucide todo o processo que envolve a manutenção do sistema capitalista e tente convencer o seu editor a publicar.

FONTE DE INFORMAÇÃO:

As Doutrinas Sociais do Século XIX. Disponível em: http://www.angloararaquara.com.br/araraquara/docs_secretaria/Hist%C3%B3ria%20-%20As_Doutrinas_Sociais_do_S%C3%A9culo_XIX.doc


ADAM SMITH: Época, vida, filosofia e obras de Adam Smith. Disponível em: http://www.cobra.pages.nom.br/fmp-smith.html
O Movimento Operário e o Socialismo. Disponível em: http://variasvariaveis.sites.uol.com.br/mov.html


PEDRO, Antônio. História da Civilização Ocidental. In: O liberalismo burguês e o movimento operário. Disponível em: http://www.carlosc.hpg.ig.com.br/Liberalismo_Burgues.htm

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho. Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm

Filme: Os miseráveis. Direção Billie August. Estados Unidos, 1998.

AVALIAÇÃO:

A avaliação ocorrerá a partir da observação dos seguintes critérios:
• Cumprimento das tarefas;
• Participação;
• Interação com o grupo;
• Análise da produção textual de cada equipe.

CONCLUSÃO:

Após a apresentação das cartas e dos textos jornalísticos escritas pelas equipes e de discussões acerca do tema pesquisado, o trabalho proposto teve como objetivo a compreensão da sociedade capitalista segundo as idéias marxistas e anarquistas no século XIX; compreendendo também, que o regime de segregação entre o trabalhador e os meios de produção é inerente ao sistema capitalista.

CRÉDITOS:

Acadêmico do curso de História: Julio Neto Alves Araujo.

http://www.miriamsalles.info/cndvirtual2004/wqrenacenca/index.htm

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/05escrit/antiga6.htm
http://br.geocities.com/wbq_visconde/objetivos.htm

http://www.carlosc.hpg.ig.com.br/Liberalismo_Burgues.htm

http://variasvariaveis.sites.uol.com.br/mov.html

http://www.angloararaquara.com.br/araraquara/docs_secretaria/Hist%C3%B3ria%20-%20As_Doutrinas_Sociais_do_S%C3%A9culo_XIX.doc

http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm

http://www.cobra.pages.nom.br/fmp-smith.html

0 comentários :