quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ONU chama a reforçar luta mundial contra AIDS

Posted by Julio Neto On quarta-feira, dezembro 01, 2010 No comments


Nações Unidas, 1 dez (Prensa Latina) Nações Unidas chamou hoje a eliminar para o próximo ano os novos contágios, a discriminação e as mortes ocasionadas pelo HIV-SIDA, ao cumprir-se a terceira década do aparecimento desse mau.

A convocação aparece em uma mensagem divulgada nesta quarta-feira na sede da ONU em Nova Iorque pelo secretário geral da organização, Ban Ki-moon, com motivo do Dia Mundial Contra SIDA.

O dirigente chamou a conseguir "os três zeros" na terceira década: zero novas infecções, zero discriminação contra os afetados e zero falecimento vinculado à doença.

Nosso objetivo é conseguir o acesso universal aos medicamentos para a prevenção, o tratamento, o cuidado e o respaldo para todas as vítimas, aponta a mensagem.

Ban Ki-moon ressaltou os progressos na luta contra o HIV-SIDA, entre eles a redução cada vez maior do número de pessoas que são infectadas e o aumento da quantidade que recebe tratamento.

Também destacou o aumento de mães que agora podem prevenir que seus filhos contraiam o vírus e a erradicação das restrições de viagem existentes em alguns países para os doentes.

O estigma abre passo, ainda que de forma muito lenta, à compaixão e ao reconhecimento dos direitos humanos dessas pessoas, opina o secretário geral da ONU.

Com compromisso e solidariedade, esse movimento ajuda o mundo a superar a epidemia de SIDA, aponta o texto.

Para Ban Ki-moon, já se atingiu a primeira parte do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio relacionado com esse mau, isto é, deter e começar a reverter a extensão do vírus.

Essa meta, junto com outras sete, foram estabelecidas pela ONU no ano 2000 para serem cumpridas até 2015.

0 comentários :