sábado, 18 de dezembro de 2010

Os olhos de "Monalisa" escondem o verdadeiro Código de Da Vinci

Posted by Julio Neto On sábado, dezembro 18, 2010 No comments


Quem leu o livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown, ou assistiu o filme baseado nesta obra, deve ter fomentado uma série de idéias a respeito de possíveis conspirações universais. No entanto, nem o autor conhecia o verdadeiro segredo da obra Monalisa,de Leonardo Da Vinci.
Segundo o pesquisador Silvano Vinceti – presidente do comitê nacional do patrimônio cultural italiano, Da Vinci escondeu a verdadeira identidade da Mona Lisa nos olhos da pintura. O pintor acreditava que os olhos eram a janela da alma, logo, o lugar perfeito para esconder os segredos de uma mulher. O tal segredo sobre a identidade de Monalisa pode estar em um código invisível ao olho nu e pintado de branco e marrom esverdeado, as iniciais LV estão na pupila do olho direito da Mona Lisa, que possivelmente representam as iniciais de Leonardo da Vinci. Mas o que encontramos na pupila esquerda é ainda mais interessante.

No outro olho se encontram letras que seriam B ou S, mas há dúvidas de que elas seriam na verdade C ou E. Essas letras podem representar o fim de um segredo que já dura alguns séculos: a verdadeira identidade da dona de um "quase" sorriso. Outra dica secreta descoberta embaixo da ponte no fundo – mais especificamente, abaixo do arco da direita – é um número minúsculo: Vinceti acredita que seja 72 ou L2.
A informação de que a mulher na pintura de Da Vinci seria Lisa Gherardini, uma mulher casada com um comerciante da Florença é desmentida pelo pesquisador, pois, segundo ele, há indícios na própria pintura que discrepam dessa informação - O número 149 seguido de um dígito apagado que, segundo o pesquisador, indica que Leonardo pintou a obra na década de 1490, durante sua estadia na corte do Duqe Ludovico Sforza, em Milão.
Apesar dos avanços, as dúvidas ainda permanecem.

0 comentários :