domingo, 4 de setembro de 2011

Desvendando a Bandeira do Brasil!

Posted by Julio Neto On domingo, setembro 04, 2011 5 comments

Obs. Para ampliar, clique nas imagens.



Bandeira Atual do Brasil.
Muita gente acredita conhecer a Bandeira brasileira, é a velha história: "O verde das matas, o amarelo do ouro e riquezas naturais, o azul do céu límpido e o branco da paz eterna".É poético, lírico, soa bem, mas... Vou lhes contar a verdadeira história da bandeira. Observe a imagem a direita.
Ela te lembra alguma coisa? Pois é, este Lábaro chamava-se Pavilhão pessoal dos príncipes reais do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, adaptada como bandeira do Reino do Brasil de setembro a dezembro de 1822, Seu autor foi Jean-Baptiste Debret.

Desse modo, a bandeira brasileira herdou estes elementos de cor porque verde e amarelo são homenagem à Casa Real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à Casa Real dos Habsburg, da imperatriz D. Leopoldina; A esfera azul corresponde ao céu do Rio de Janeiro como visto no dia 15 de novembro de 1889. Por último, a faixa branca não representa a paz e nem mesmo o Equador celeste como em algumas interpretações, mas apenas um local para a inscrição da frase “Ordem e Progresso” que é inspirada no lema positivista de Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.


A atual bandeira nacional mantém, embora um pouco modificado, o campo verde e o losango amarelo da bandeira imperial. Substituiu-se o brasão de armas imperial pelo círculo que, como a anterior, também representa a esfera celeste; a faixa eclíptica pela faixa azimutal e a cruz da Ordem de Cristo pelo Cruzeiro do Sul.

Não podemos esquecer também do primeiro estandarte da república brasileira, que não chegou a ser oficializada porque o Marechal Deodoro da Fonseca chamou-a se de cópia grotesca da bandeira norte-americana.
Gostou? Eu não.
Por fim, a única verdade até agora é que as estrelas realmente representam os estados da federação, começando com 21 e variando ao longo dos anos até chegar a 27. Mas você sabe qual estado cada uma delas representa? Veja abaixo.




Apesar de não ser exato, haver erros astronômicos, a organização das estrelas forma constelações, sendo que as estrelas do Cruzeiro do Sul representam os cinco principais Estados de então: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.
Essa é a estrutura da Bandeira.

5 comentários :