domingo, 4 de setembro de 2011

Desvendando a Bandeira do Brasil!

Posted by Julio Neto On domingo, setembro 04, 2011

Obs. Para ampliar, clique nas imagens.


Bandeira Atual do Brasil.
Muita gente acredita conhecer a Bandeira brasileira, é a velha história: "O verde das matas, o amarelo do ouro e riquezas naturais, o azul do céu límpido e o branco da paz eterna".É poético, lírico, soa bem, mas... Vou lhes contar a verdadeira história da bandeira. Observe a imagem a direita.
Ela te lembra alguma coisa? Pois é, este Lábaro chamava-se Pavilhão pessoal dos príncipes reais do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, adaptada como bandeira do Reino do Brasil de setembro a dezembro de 1822, Seu autor foi Jean-Baptiste Debret.

Desse modo, a bandeira brasileira herdou estes elementos de cor porque verde e amarelo são homenagem à Casa Real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à Casa Real dos Habsburg, da imperatriz D. Leopoldina; A esfera azul corresponde ao céu do Rio de Janeiro como visto no dia 15 de novembro de 1889. Por último, a faixa branca não representa a paz e nem mesmo o Equador celeste como em algumas interpretações, mas apenas um local para a inscrição da frase “Ordem e Progresso” que é inspirada no lema positivista de Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.