quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estado de Santa Catarina

Posted by Julio Neto On quinta-feira, janeiro 26, 2012 No comments

Para visualizar toda a postagem basta clicar em seu título.
Histórico

Cartas geográficas de navegadores de várias nacionalidades, escritas desde o início do século XVI, mencionam pontos que correspondem ao litoral catarinense. O mapa de Juan de la Cosa, piloto da expedição de Alonso de Ojeda assinala "Sant´Ana", uma parte que corresponde ao nosso litoral.
Pela sua importância, registra-se a expedição de João Dias Solis, em 1515, quando um único ponto da costa mereceu ser assinalado: a baía dos "perdidos", que se refere às águas interiores entre a Ilha de Santa Catarina e o continente fronteiro (designação dada em virtude do naufrágio de uma embarcação da mesma esquadra).
A expedição de Sebastião Caboto, italiano a serviço da Espanha, chega ao litoral catarinense por volta de 1526 e, ao publicar seus mapas referentes àquela expedição, denominava a Ilha de Santa Catarina de "porto dos Patos". Mas o nome de Santa Catarina - dado à ilha - aparece, pela primeira vez, no mapa-mundi de Diego Ribeiro, de 1529.
Há divergências quanto ao responsável pela denominação de Santa Catarina: alguns autores atribuem a Sebastião Caboto, que fizera a denominação em homenagem à esposa Catarina Medrano; outros querem que tenha sido em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, festejada pela igreja em 25 de novembro. É, portanto, assunto que merece novas reflexões.
Em 1541, aporta, ao continente fronteiro à ilha, a expedição de D. Alvar Nunes Cabeza de Vaca, comandante que intitula-se "Governador de Santa Catarina", dada a sua nomeação, pelo rei da Espanha, para tomar posse das terras da Coroa.
Entretanto, a Ilha de Santa Catarina não foi o único ponto do litoral mencionado pelos primeiros navegadores que aqui aportaram. Em 1527, no planisfério anônimo de Weimar, apareceu a designação de Rio de São Francisco, correspondente à baía de Babitonga, que banha a península da atual São Francisco do Sul.
A Capitania de Santa Catarina foi criada quando a Coroa Portuguesa através da Provisão Régia de 11 de agosto de 1738, desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.
Desta forma, Santa Catarina ficou subordinada diretamente aos Vice-Reis do Brasil. Eram esses que concentravam em suas mãos a grande autoridade administrativa e judiciária aos quais se subordinavam os capitães-generais. Santa Catarina constituiu-se no posto avançado da soberania portuguesa na América do Sul.
As razões são principalmente de ordem política. Tendo-se em vista a recente fundação da Colônia de Sacramento e a conseqüente necessidade de dar-lhe cobertura estratégico-militar, foi implantado um sistema defensivo para o litoral, onde se incluía a Ilha de Santa Catarina e a barra do Rio Grande.

DADOS GERAIS:

Capital: Florianópolis 
Região: 
Sul
Sigla: SC
Gentílico: 
catarinense
População: 
6.249.682 (Censo 2010)
Área (em km²):
 95.346,181
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
 65,54
Quantidade de municípios: 
293

DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 129,8 bilhões  (2009)
Renda Per Capita*: 
R$ 21.215 (2009)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 
0,840 (2005)
Principais Atividades Econômicas: 
agricultura, pecuária, indústria e extrativismo e turismo.
Mortalidade Infantil (antes de completar 1 ano): 
15 por mil (em 2009)
Analfabetismo: 
4,2% (2010)
Expectativa de vida (anos): 
74,8 (2000)

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Balneário de Camboriú
- Praias de Florianópolis
- Museu Histórico
- Museu Etnográfico
- Casa de Vitor Meireles
- Museu de Arte Moderna
- Museu do Índio
- Ponte Hercílio Luz
- Museu do Homem do Sambaqui (Florianópolis)
- Catedral de Lages

GEOGRAFIA
Etnias: brancos (88,1%), negros (2,7%), pardos (9%), indígenas e amarelos (0,2%)
Rios importantes: 
Uruguai, Canoas, Pelotas e Negro..
Principais cidades: Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Lages, Itajaí, Chapecó e Jaraguá do Sul.
Clima: subtropical
Fonte: IBGE In: SuaPesquisa.Com

0 comentários :