terça-feira, 20 de março de 2012

Caricatura: Gilberto Gil

Posted by Julio Neto On terça-feira, março 20, 2012

Gil é uma figura carimbada nas charges e caricaturas de muitos artistas; mas, sem sombra de dúvidas, nenhuma representação desse artista á tão interessante, engraçada e original quanto algumas produzidas por M.P. Júnior. Selecionei uma e vou dividi-la com os leitores do HNO. 
Gil, por M.P. Júnior


Caricaturas: Homenagem ao ex-presidente Lula

Posted by Julio Neto On terça-feira, março 20, 2012

Esta semana o HistoriaNews presta uma homenagem a algumas personalidades brasileiras através da arte do professor e exímio caricaturista baiano Mirtes Palha Júnior. Assim, diante do problema enfrentado pelo Ex-presidente Lula, iniciamos esta seção com esta ilustre figura, que embora mereça um bom descanso, ainda se encontra em luta contra um câncer que está adiando as suas esperadas férias.
Lula, por M. P. Júnior 
  

domingo, 18 de março de 2012

Imagem: Centro Histórico de Salvador - Bahia

Posted by Julio Neto On domingo, março 18, 2012

Vista do Elevador Lacerda - Ponto turístico da cidade de Salvador Bahia. 
O Elevador Lacerda, além de ser uma das mais belas obras urbanas do país, liga a Cidade Alta de Salvador, nas imediações do Centro Histórico da Cidade (fala-se aqui do Pelourinho), à Cidade Baixa.
Fotografia: Julio Neto - Edição HN.Org - 17/03/2012 


domingo, 4 de março de 2012

Notícia da Semana: "A maior grilagem acabou"

Posted by Julio Neto On domingo, março 04, 2012

Leia um trecho da reportagem aqui no HN e continue a leitura no Yahoo Notícias, fonte deste excerto de texto redigido por Lúcio Flávio Pinto.  
Fonte: Yahoo Notícias
"Se a grilagem tivesse dado certo, Cecílio do Rego Almeida se tornaria dono de um território enorme o suficiente para equivaler ao 21º maior Estado do Brasil. Com seus rios, matas, minérios, solos e tudo mais, numa das regiões mais ricas em recursos naturais da Amazônia."  
Tênis Puma 65cc Lo
De R$ 199,00 Por R$ 149,90

sexta-feira, 2 de março de 2012

Piso ou Teto?

Posted by Julio Neto On sexta-feira, março 02, 2012

Brasil! Brasil! Brasil! 
Você já deve ter ouvido aquele velho ditado: "as leis foram feitas para serem cumpridas". 
Definitivamente isso não se pode aplicar ao Brasil. Em 2008 o governo brasileiro sancionou a Lei 11.738 que estabelece o Piso Nacional dos Professores. No entanto, a falta de clareza da lei, como sempre, dá margem para manipulações e supostos enganos. Para se ter uma ideia, municípios que outrora pagavam com base no salário mínimo, acrescentando sobre este as vantagens salariais adquiridas pela classe, passaram a usar como teto, o valor do piso divulgado todos os anos. Deste modo, eles supostamente se enquadram à lei, mas os professores passam a receber remuneração inferior ao mínimo acrescido das vantagens. 
Assim, o texto da lei deveria ser claro quanto à manutenção das vantagens acrescidas percentualmente e a inconstitucionalidade da incorporação dessas vantagens ao Piso Nacional dos Professores, para que este fosse entendido como base salarial e não como teto, como vem ocorrendo no Brasil. 
Nessa perspectiva, o HistoriaNews.Org apoia a causa docente e conclama a todos os professores à promoção de todas as manifestações ocorridas no Brasil que tenham como fundo a luta pelos profissionais da educação. Assim, não poderia deixar de convidar a todos a participar, de algum modo, da Paralisação Nacional dos Professores agendada para meados deste mês, entre os dias 14 e 16.