quarta-feira, 25 de julho de 2012

Extensões Babylon: Softwares Impertinente

Posted by Julio Neto On quarta-feira, julho 25, 2012

Sei que esse não é o tipo de conteúdo para o qual o HistoriaNews está direcionado. No entanto, tive alguns contratempos com um complemento oriundo de uma extensão Babylon e creio que este tópico vai servir a outro internautas que enfrentaram as mesmas dificuldades.
Ao fazer download de um programa em um site pouco confiável, este complemento foi instalado e todas as vezes que eu abria uma nova aba, antes de ir ao site desejado, passava por um endereço de busca da Babylon, o que tornava a navegação mais lenta. Então, procurando alternativa para me livrar dessa chateação, encontrei uma orientação que me foi útil em um fórum (pcforum) e vou dividi-la com os leitores do HNO. 
Segue abaixo um cópia da orientação prestada por um internauta não identificado e estendo aqui o protesto do site a este tipo de software perigoso ou inoportuno.


Indique o PCFORUM
para seus amigos!
Para desabilitar essa porcaria dessa página do babylon searhco na nova aba, faça o sequinte :

1. Digite about:config na barra de endereços
2. Confirme a edição das configurações
3. Na coluna Nome encontre as seguintes entradas :
backup.old.browser,startup.homepage
browser.newtab.url
extensions.babylontoolbar_i.newtabURL
Keyword.URL
4. Para cada uma das entradas anteriores, selecione-a e com o botão diretiro escolha a opção "Restaurar Padrão"
5. Feche a aba da edição.
6. Pronto. A sua nova página estará em branco como antes



Governo da Bahia: Insucesso dos "aulões"

Posted by Julio Neto On quarta-feira, julho 25, 2012

O Governo do Estado da Bahia faz propaganda da alternativa encontrada por sua organização à greve dos professores. A quem apenas ouve sem ver realmente o que está acontecendo fica a verdade de Wagner. No entanto, como diz o ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras". Assim, sem prolongar esse assunto, deixo aqui uma imagem do programa de "aulões" do governo baiano (bancado, diga-se, pela "coação" aos prestadores de serviço temporário e REDAs). A imagem foi registrada por um aluno. 

domingo, 22 de julho de 2012

Campanha do HNO pelo Voto Consciente

Posted by Julio Neto On domingo, julho 22, 2012

Embora vivamos numa democracia, o Brasil está longe de ser um país democrático. O princípio básico da Democracia é o exercício da cidadania, coisa o povo brasileiro de ainda desconhece. Um povo que vota para escolher seus representantes imaginando estar escolhendo seus patrões não pode, definitivamente, receber o título de cidadão, pois a cidadania consiste no equilíbrio entre os deveres e os direitos. No Brasil temos dois tipos de "cidadãos": os que apenas cumprem os deveres, que obedecem; e os que desfrutam dos direitos sem se preocupar com as leis, com os deveres. 
Por isso, o HistoriaNews.Org lança a campanha pelo voto consciente. Escolha seus representantes pensando no Brasil, pensando em seu Estado, em sua cidade. 
  

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ensino à Distância no Brasil

Posted by Julio Neto On quarta-feira, julho 18, 2012


O ensino à distância já é uma realidade, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. Ele é mais flexível com relação à carga-horária e acessível do ponto de vista financeiro, por isso tende a ser mais democrático no âmbito do ensino superior. Além disso, as diferentes mídias tem tornado cada vez mais rápida a circulação de informações e a possibilidade de construção do conhecimento. Não obstante, é preciso que o estudante tenha claro o seu objetivo ao ingressar num curso EAD, pois neste método o aluno tem função estratégica e primordial (não que em outros métodos não tenha). A construção dos saberes, a inserção no mundo da pesquisa e, principalmente, a interferência positiva no engendrar de uma sociedade menos desigual dependem, indubitavelmente, dos propósitos do acadêmico que integra o sistema de ensino presencial conectado. Essa abordagem evidencia uma máxima aplicável a qualquer modalidade de ensino: a reelaboração dos saberes está intimamente ligada ao discente, ao seu empenho, dedicação, abnegação e, entre outras coisas, a busca incessante pelo conhecimento.    

sábado, 14 de julho de 2012

Mídia mentirosa... Governador ignorante... MP inoperante.

Posted by Julio Neto On sábado, julho 14, 2012

Revoltante! Não dá para acreditar que após anos de censura imposta pela Ditadura Militar, alguns veículos de comunicação informaram que os professores retornariam às aulas a partir da próxima segunda-feira (16/07/2012) e a greve chegaria ao fim. Mentira. Isso é inadmissível, inconcebível. Em Assembléia ocorrida sexta-feira, dia 13/07, a categoria dos profissionais docentes decidiu manter a greve, tendo em vista que a proposta apresentada pelo Ministério Público nada mais é do que uma cópia daquela apresentada pelo governo, mesmo após o governador desprestigiar o MP. O site da APLB Sindicato divulga que a classe resolveu manter a greve. Não acredite nesses veículos mentirosos. Essas mesmas redes de comunicação (TV) divulgaram, anos atrás, que o então governador Paulo Souto venceria as eleições em 1º turno com mais de 17% de frente em relação a Jaques Wagner. O que aconteceu depois todos sabem: Jaques Wagner se tornou governador, afinal, ele tinha a missão de enganar aqueles que o colocaram no poder. Sinceramente... 
Eu, que não costumo expressar opiniões em artigos publicados no HNO, não posso deixar de registrar que, enquanto baiano, desejei de coração ver o fim do Carlismo na Bahia, para que pudéssemos construir uma Bahia onde as decisões fossem tomadas em conjunto, onde o controle do Estado, da justiça e dos legislativo fosse exercido pelos seus respectivos representantes. No entanto, todo o poder, oriundo do capital e dos conchavos, está concentrado em um homem: o governador, eleito em outrora para ser diferente, para libertar a Bahia das amarras que hoje, Wagner faz questão de reutilizar. Parabéns governador! 
Só mais uma coisa... O governador Jaques Wagner foi "eleito" o político que mais viaja para o exterior. Não sei não. Como um cidadão que viaja o mundo e passa por países onde a educação é prioridade consegue permanecer refratário ao caos que ele está produzindo na educação baiana? Só há uma explicação: suas viagens são ao passado, às ditaduras, ao coronelismo, ao recente carlismo que a Bahia, inocente, acreditava-se livre. 

terça-feira, 3 de julho de 2012

Novo capítulo na greve dos professores da Bahia

Posted by Julio Neto On terça-feira, julho 03, 2012


É incrível como a justiça brasileira ignora os anseios da sociedade e se submete à vontade de uma minoria que detém o poder (temporariamente). 
Recentemente, a greve dos professores baianos foi considerada ilegal por um juiz, amigo do governador; no entanto, a constituição brasileira em seu Art. 9º diz o seguinte:
"Art. 9º. É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender."
Ou seja, não cabe ao governador, ao prefeito ou ao presidente da república ou a qualquer outro do setor privado ou público arbitrar sobre o momento oportuno da greve, cabe ao trabalhador decidir. Ora, nessas condições, como considerar ilegal uma greve que ocorre após meses de tentativas de diálogos e acordos assinados que não foram respeitados? 
Mas mesmo lenta, a lei tem que se fazer cumprir e, por isso, o Supremo Tribunal Federal julgou procedente a alegação da categoria (professores) de que a sua greve é constitucional e extrai da 5ª Vara de Fazenda Pública do Estado da Bahia   a autonomia pra decidir sobre a greve dos professores e revoga todas as suas decisões acerca desse assunto. Essa é uma vitória do cidadão, uma vitória do trabalhador e mais uma vergonha para um governador eleito pelo trabalhador como um líder sindical. 

Leia a reportagem publicada no site da APLB-Sindicato

domingo, 1 de julho de 2012

Atendimento Oi: Ainda Pior

Posted by Julio Neto On domingo, julho 01, 2012

Quem gosta da central de atendimento da Oi? Não ouvi ninguém dizer sim. 

A Oi, uma das recordistas em reclamação no ramo de telecomunicações, apresentava alguns problemas em seus serviços e, principalmente, na demora em resolver questões simples. Agora, de uns dois anos pra cá, a Oi resolveu alterar a sua central de atendimento e, sem dúvida, em foi uma das maiores façanhas da empresa. Onde está a façanha? Eles conseguiram que parecia impossível: passaram a utilizar uma atendente virtual (com frases limitadas) que tenta, de todas as formas, impedir que você fale com um atendente convencional (uma pessoa do outro lado da linha, falando cognitivamente). Ao final, após várias tentativas, ouvindo da atende virtual (após notar a sua insistência) uma mesma pergunta/resposta ("entendi, você deseja bloquear o seu número OI. Está certo?") o consumidor desiste.
Isso aconteceu comigo e eu resolvi recorrer ao site. Enviei uma mensagem ao site e recebi a seguinte resposta:

- Recebemos sua solicitação e informamos que deverá acessar o site www.oi.com.br/oiindica.
Caso necessite de mais informações, entre em contato com a gente.  Ligue para *144 do seu Oi Móvel ou 1057 de um telefone fixo Escreva para Caixa Postal 711, CEP 50.050-480 - Recife - PE
Acesse nosso site: www.oi.com.br

Notaram? Eu devo recorrer aos mesmos veículos que tenho recorrido sem sucesso.
Sinceramente, acho que não sou o primeiro a reclamar desse atendimento e não serei o último. Acho que os órgão de defesa do consumidor e o próprio consumidor devem começar a se posicionar publicamente em relação, fazendo. se necessário, uma anti-propaganda dessa empresa (enquanto persistir o problema).