domingo, 28 de janeiro de 2018

Esqueça a Eleição para Presidente

Posted by Julio Neto On domingo, janeiro 28, 2018 No comments

A quem interessa essa "guerra" das eleições presidenciais? 

Congresso Nacional: Verdadeiro Poder Político Brasileiro

A cada 4 anos o brasileiro vai às urnas para eleger governador, presidente e, por tabela, elege também os parlamentares. Diante disso fica a pergunta: 

* Em quem você votou para presidente na última eleição? Provavelmente você saberá responder.

No entanto, se alguém te pergunta qual teu voto para deputado (federal ou estadual) e/ou senador, você até se lembrará, mas precisará fazer um esforço maior. Isso acontece por duas razões: 

1 - O presidencialismo, regime político brasileiro. 
2 - A sociedade brasileira é altamente paternalista, carente de heróis, fica sempre esperando um "salvador da pátria", o cara que vai sentar na cadeira e transformar o país numa potência. 

Por isso, convido você a refletir sobre a história do Brasil, sobre a organização do poder político e, principalmente, sobre as razões que te levaram a escolher determinados parlamentares. 

Em alguns países a resposta seria simples, provavelmente você teria sido guiado por uma inclinação partidária, republicano ou democrata se vivesse nos Estados Unidos, mas, vivendo no Brasil, você conduzido por uma liderança política local ou regional, votou sem pensar porque sua preocupação era com a eleição para o executivo, governo estadual ou federal. 

Te digo novamente, esqueça a eleição presidencial! Tanto faz se Lula, Aécio, Dória, Bolsonaro, Marina, Ciro, Collor ou qualquer outro assumirem a cadeira de presidente, porque o que vai predominar é a negociata permanente do Congresso. Quem não negocia, não governa. É uma feira, um balcão de negócios. 

A proposta é a seguinte: 

NÃO VOTE EM NINGUÉM QUE JÁ TEM MANDATO! 

Não reeleja deputado ou senador, olhe as coligações e veja quais podem conduzir corruptos ao poder. Não caia na ilusão do voto de protesto, na maioria das vezes os "Tiriricas" da vida (nada contra a figura, nada pesa contra ele), mesmo sendo honestos, fazem parte de coligações cheias de corruptos e o seu voto de protesto conduz ou mantém um bando no poder.

Não adianta reclamar de presidente, pois quem manda no Brasil é o congresso, são senadores e deputados. O verdadeiro poder político brasileiro está concentrado aí. Este é o lugar onde não há ideologia, não há interesse público, não há nem interesse partidário. A única coisa que existe entre os parlamentares brasileiros é o interesse pessoal e a sede de poder e dinheiro, uma sede insaciável.

Votar diferente vai acabar com a corrupção? Não! Definitivamente. Porém, o novo bando que entraria levaria algum tempo pra montar os esquemas novamente; assim, antes que a corrupção se consolide novamente, tiramos todos novamente, fazendo do poder eletivo algo efêmero, como tem que ser. 

Compartilhe essa campanha, converse com as pessoas, temos a chance de iniciar a mudança desse país.

#HNVotoConsciente
#Reflita
#NaoReeleja
#BandoDeBrasilia


Patrocinado por TRICURSOS
Texto de Julio Alves

0 comentários :